sábado, 7 de dezembro de 2013

Insulina Regular, Insulina NPH e outras insulinas, qual é a diferença entre elas?

Olá, há poucas semanas atrás, participei de um treinamento que aconteceu em um Hospital da minha cidade, foram abordados vários temas interessantíssimos. E num deles o tema era insulina. Durante esse treinamento foi explicado como aspirar a insulina, as vias de aplicação, o rodízio de aplicação, porque usar a insulina, e até mesmo como realizar a mistura de insulinas, foi ai que a coisa começou a complicar. A primeira complicação foi que a palestrante mostrou a figura abaixo, informando que era um frasco de insulina "REGULAR". Observem:

Bom, é ai que devemos deixar bem claro, que apesar das insulinas Regular e Glargina terem o mesmo aspecto (transparente, tipo água) elas possuem ações completamente diferentes, sabendo que a Insulina Regular tem uma ação RÁPIDA (cerca de 30 a 60 minutos para começar agir) e a Glargina tem uma ação ULTRA-LENTA (cerca de 2 horas para começar a agir). A única insulina injetável de coloração diferente que vamos encontrar é a insulina NPH (veja na figura abaixo), ela tem um aspecto leitoso. A Insulina REGULAR pode ser misturada com a insulina NPH na mesma seringa (isso evita que tenha que se picar duas vezes). Mas deve ser realizada obedecendo a seguinte regra:

Primeiro deve-se aspirar a insulina REGULAR na seringa, depois a insulina NPH

(Insulina NPH)

MAS LEMBRE-SE, a única mistura que podemos fazer na seringa é entre as insulinas REGULAR+NPH, as outras insulinas NUNCA devem ser misturadas.

Pessoal espero que tenham gostado do post, caso tenham dúvidas fiquem a vontade para perguntar nos comentários. Desejo a todos uma boa semana!

Um comentário: